Microsoft PowerApps: Produtividade e Mobilidade

17/08/2018

Com o crescente processo de automatização e virtualização de processos é possível tornar os negócios cada vez mais produtivos. Quando se soma a isso a constante busca por mobilidade, vivenciada nos dias de hoje com a adoção de aplicativos mobile por empresas de diferentes portes e a introdução dos conceitos de BYOD, as possibilidades de facilitar o acesso de colaboradores às informações e conquistar ainda mais produtividade se tornam infinitas.

No entanto, a era da mobilidade cria um laço de dependência, por parte das empresas, de buscar por ferramentas, aplicativos e soluções que atendam necessidades muito específicas, sendo que muitas vezes essas opções não são encontradas entre os produtos já existentes.

Um dos métodos que empresas adotam para contornar este problema é a encomenda de um aplicativo próprio, com os direcionamentos e etapas necessários para que seja possível manter a organização interna e oferecer ferramentas que tornem as equipes mais produtivas.

No entanto, encomendar esses aplicativos e contratar profissionais capazes de desenvolver toda a programação gera altos custos, de forma que pequenas e médias empresas acabam não podendo aproveitar os benefícios de um aplicativo personalizado para suas necessidades.

Como forma de oferecer uma solução para essas empresas, a Microsoft desenvolveu o PowerApps, que garante a produção de um aplicativo personalizado sem a necessidade de programação, por meio de uma plataforma de fácil compreensão e uso.

 

O Microsoft PowerApps

Esta é uma ferramenta que oferece aos usuários o máximo de facilidade no desenvolvimento de aplicativos, sendo possível comparar sua construção com o criação de uma apresentação de PowerPoint. 

Seu processo é simples: integrado aos diferentes bancos de dados da empresa, o PowerApps acessa as informações sobre o negócio e disponibiliza para que o usuário o organize na estrutura de um aplicativo, garantindo maior acessibilidade, compartilhamento e possibilidade de edição de diferentes dispositivos.

 

Suas vantagens e facilidades são diversas, entre elas:

Facilidade de construção
Essa solução é muito simples de ser usada, sendo organizada de maneira intuitiva para que usuário possa construir aplicativos em pouco tempo e sem a necessidade de ter conhecimentos em programação. Para facilitar ainda mais, a ferramenta oferece alguns modelos pré-fabricados, nos quais é necessário apenas adicionar as informações que serão acessadas pelos demais usuários.


 Integração de dados
O PowerApp se utiliza da integração com a plataforma Common Data Service, voltada para dados de negócio e desenvolvida com base em sistemas de segurança para garantir os melhores resultados com menores riscos. Nesta plataforma estão diversas entidades de negócios padrão, permitindo a diferenciação entre clientes, produtores e líderes, entre outras.

Além disso, a ferramenta Microsoft ainda se integra com programas como Excel, SharePoint, Dynamics 365, OneDrive e outros, facilitando o acesso às informações necessárias para que o aplicativo possa automatizar os fluxos de trabalho em parceria com a solução Microsoft Flow.
 

Facilidade de acesso
Esta solução da Microsoft é acessível de diferentes dispositivos, podendo ser utilizada na versão mobile ou desktop de acordo com as definições da empresa no momento de criar o aplicativo. É compatível com a web, Android, iOS e Windows Phone.

Para que os usuários o acessem não é necessário recorrer a uma loja virtual, o que gera custos para a empresa. Basta que o link do convite de acesso seja enviado aos colaboradores, clientes e demais pessoas que necessitem dos dados ali disponibilizados.

Além das diversas facilidades que a construção e utilização do PowerApps oferece, é necessário destacar, ainda, que ele possui uma versão gratuita com todos os elementos assim apresentados.

Pode ser utilizado, também, na versão paga, onde a assinatura é cobrada de acordo com o número de usuários disponibilizados e que se diferencia da versão gratuita por oferecer um número maior de recursos de edição e segurança para o aplicativo corporativo.
 

As vantagens de adquirir essa solução Microsoft gira em torno da possibilidade de melhor organizar e controlar os fluxos de trabalho, disponibilizando as informações necessárias para que o trabalho dos colaboradores seja mais eficiente e produtivo com base na mobilidade e acessibilidade, com preços e facilidades que se encaixam no orçamento e conhecimentos de todas as empresas, incluindo PMEs.

Fonte: Westcon

Veja os últimos artigos...

´╗┐

Cadastre-se para receber novidades!