how to design free website

6 lições que você pode aprender com Ray Kroc

Fernando Maciel - 31/01/2018

    A rede de fast food McDonalds é a mais bem-sucedida franquia do planeta.

    Não há quem não conheça os famosos arcos dourados que identificam o restaurante. Atualmente existem cerca de 40.000 unidades do McDonald’s que alimentam 68 milhões de pessoas todos os dias em 118 países. No mundo dos negócios ela é um exemplo a ser seguido, inspirando gerações de empreendedores há várias décadas.

    Essa história começa em 1954 quando Ray Kroc, um frustrado vendedor de máquinas para restaurantes, fica espantado quando uma empresa de San Bernardino, Califórnia faz um pedido de oito Multimixer, uma batedeira inovadora que bate cinco shakes simultaneamente. Pois até então, era muito difícil de arranjar clientes para o produto, muito mais de oito unidades de uma só vez.

    Curioso, ele viaja 3.000 km para visitar a empresa e saber porque daquele pedido. Ali, ele encontrou um pequeno, mas bem-sucedido estabelecimento, dirigido pelos irmãos Dick e Mac McDonald.

    Com cardápio conciso e uma espécie de linha de produção em que eram preparados os alimentos, a eficiência da operação usada chamou a atenção de Ray Kroc, que rapidamente calculou as possibilidades financeiras de espalhar centenas de restaurantes como aquele pelo país.

    Os irmãos não tinham interesse em fazer isso, porém, venderam a Ray os direitos para que ele comercializasse o método McDonald’s. Em 1955 ele fundou a McDonald's Corporation, tornando-se seu presidente. Cinco anos depois, o sucesso financeiro das franquias foi tanto, que Ray comprou os direitos exclusivos para o nome McDonald's, adquirindo ainda a parte que pertencia aos irmãos Dick e Mac. No ano de 1958, a rede de restaurantes já havia vendido 100 milhões de hambúrgueres. Dez anos depois, esse número já passava de um bilhão.

    Automação, padronização e disciplina dos processos foram os diferenciais introduzidos pelo empreendedor. Ele queria construir um sistema de restaurantes que fosse famoso pela consistência na comida, alta qualidade e métodos uniformes de preparação. Investiu em treinamentos para os franqueados, assegurando-se de que eles estavam dispostos a manter o padrão da empresa.

    Apesar das críticas ao conteúdo nutricional do que é servido no McDonald’s, o modelo de Kroc provou-se extremamente lucrativo. A rigidez dos padrões seguidos por todas as franquias fez com que o restaurante fosse o mesmo em qualquer lugar do mundo, o que o tornou sucesso global.

    Sua história, porém, é controversa. Os irmãos Dick e Mac McDonald nunca foram reconhecidos por Kroc como fundadores do negócio e foram passados para trás, devorados pela ambição de seu sócio. Eles ficaram para a posteridade como dois sujeitos com uma grande ideia, mas com um sonho muito pequeno.

Confira as seis lições que você pode aprender com Ray Kroc:

1. Você precisa ser corajoso

Os irmãos Richard e Maurice McDonald, fundadores do primeiro restaurante da marca, tiveram várias oportunidades para expandir o seu negócio. Eles não tiveram coragem de dar o próximo passo sozinhos. Ray Kroc, que foi o responsável pela enorme expansão da rede, teve a coragem que faltou aos irmãos e acabou comprando a marca deles. Ele chegou a hipotecar a sua casa para poder financiar o seu sonho.

2. Se você tem uma ideia inovadora, aproveite-a ao máximo

A primeira coisa que chamou a atenção de Ray Kroc foi o sistema de atendimento chamado Speedee. Ele consistia em um modelo de serviço extremamente rápido, que atualmente é padrão nos restaurantes fast-food, mas em 1948 era uma grande inovação. Os irmãos McDonald limitaram o seu inovador sistema a apenas dois restaurantes. Ray Kroc viu o potencial do sistema e foi capaz de expandir a rede de franquias.

3. Se cerque de pessoas capacitadas e peça ajuda

Em seu caminho para chegar a ser dono do McDonald's, Ray Kroc passou por diversos problemas. Ele pediu ajuda para sua esposa, amigos e funcionários para transpor as barreiras que iam aparecendo pelo caminho. Com a ajuda de outras pessoas, Kroc conseguiu estabelecer o modelo de negócio que permitiu que ele ganhasse muito dinheiro.

4. Seja persistente

Ray Kroc é um exemplo de persistência. Você pode não concordar com todas as atitudes que ele tomou em sua trajetória, mas é inegável a sua vontade de ter sucesso. Ele já havia tentado empreender com diversas invenções e viu no restaurante dos irmãos McDonald a oportunidade de chegar ao topo. Ele insistiu até conseguir ser o dono da marca e se tornou um bilionário.

5. Esteja preparado para fazer alguns sacrifícios

Tanto os irmãos McDonald como Ray Kroc precisaram abrir mão de muitas coisas para fazer as franquias começarem a funcionar. Kroc acabou se divorciando e criando vários inimigos no caminho, além de quase ter perdido a sua casa. Empreender não significa perder todas essas coisas, mas o preço do sucesso pode causar danos na sua vida pessoal e você precisa estar pronto para lidar com isso.

6. Idade é apenas um número

Ray Kroc já tinha passado dos 50 anos quando conseguiu construir um império do fast-food.
Não fique pensando que você está velho demais para correr atrás dos seus sonhos.



Fernando Maciel - 31/01/2018

INSCREVA-SE!

Seja o primeiro a receber as novidades da Inconnect...