10 maneiras de facilitar a sua vida com o Microsoft Flow

14/03/2018

Lançado na segunda metade de 2016, o Microsoft Flow é a ferramenta em nuvem que pode otimizar as suas tarefas frequentes devido à integração multi-plataforma que é proporcionada ao usuário, entre elas estão: redes sociais, dispositivos móveis, serviços de e-mail, serviços de armazenamento na nuvem entre outros.


Tudo que você precisa para começar é uma acessar o site oficial da ferramenta https://flow.microsoft.com/pt-br/ e fazer login com uma conta Microsoft, tanto pessoal, quanto corporativa, e é aí que está a vantagem! O Microsoft Flow não só está disponível para contas empresariais do Office 365 e afins, como também possui muitas mais funcionalidades de automatização de processos.
A plataforma utiliza um sistema de “fluxo” (como o próprio nome sugere) em que o usuário basicamente define uma série de funções (etapas do fluxo) derivadas de um acontecimento inicial (chamado de gatilho). Explicando genericamente, o fluxo segue a ideia de “quando isso acontece, o Flow deve fazer isso, isso e aquilo.”

1 – Não perca mais seus e-mails importantes!

Sabe aquele e-mail importante que você recebeu, mas acabou ficando perdido em alguma pasta na sua caixa de correio? Pois é, agora você pode criar um “fluxo” no Microsoft Flow que lhe envia uma mensagem SMS no seu telefone toda vez que receber um e-mail do remetente especificado.
2 – Publique em todas as Redes Sociais de uma vez só!

Todo mundo já se perguntou: “Como postar algo no Facebook e no Twitter ao mesmo tempo sem precisar ficar copiando e colando o texto?” A resposta é: Com o Microsoft Flow. Você pode criar um fluxo para toda vez que algo for publicado na sua conta do Facebook, a mesma postagem também é feita no Twitter no mesmo momento, automaticamente. Esse recurso também está disponível para o Instagram e para o YouTube, que a propósito é o próximo ítem.

3 – Mantenha-se atualizado sobre tudo, TUDO mesmo!

É possível criar um fluxo para receber atualizações do Facebook, YouTube, Instagram, Twitter por e-mail, mensagem SMS e até mesmo notificações no seu dispositivo Android e iOS. Também dá para fazer o Download do Microsoft Flow nas duas plataformas, facilitando a administração dos seus fluxos.

4 – Monitoramento profissional de Redes Sociais.

Precisa analisar os dados completos das suas publicações nas redes sociais? Saber exatamente quando uma foto foi curtida e por quem? O Flow também cria conexões que puxam os dados das suas publicações para detalhadas planilhas no Excel.

5 – Sincronize seus e-mails do Outlook e Gmail!

Configure um fluxo que envia uma cópia do e-mail recebido no Gmail para sua conta do Outlook junto com uma notificação no seu celular.


6 – Salve todos os seus anexos recebidos no Outlook!

Altere o Flow para salvar seus anexos no OneDrive, Google Drive, Dropbox ou SharePoint (empresarial).

7 – Tenha seus compromissos em todas as plataformas.

Conecte seu calendário do iOS ou Android com o Calendário do Outlook, assim toda vez que você cria um novo evento ou compromisso no seu dispositivo móvel, o mesmo evento aparecerá no seu Outlook, e sem a necessidade de criar novamente.


8 – Nova tarefa para e-mails de alta prioridade.

Não esqueça daquele e-mail! Configure um fluxo que cria uma nova tarefa no Microsoft To-do todas as vezes que você receber um e-mail selecionado como “Alta prioridade”.

9 – Mantenha os e-mails recebidos sob controle!

Toda vez que você receber um e-mail no Outlook, o Flow pode criar uma nova linha de conteúdo em uma planilha no Excel no OneDrive.


10 – Utilize os modelos prontos.

O Microsoft Flow disponibiliza uma variedade de modelos prontos para diversas funções, tanto é que na página inicial pode-se ver uma barra de busca, onde você pode procurar por termos específicos como: E-mail, Notificação, Calendário, entre outros. Usar os modelos prontos economizam e muito o tempo de administração do Flow e são úteis por ter praticamente todas as possibilidades de fluxos.

 

Fernando Henrique Köetz 

Veja os últimos artigos...

´╗┐

Cadastre-se para receber novidades!